Setembro 2012


23 de setembro de 2012

Graduação EETAD

Foi no passado domingo, dia 23 de Setembro de 2012, que a Assembleia de Deus em Alverca realizou comemorativo pela graduação de um numeroso grupo de alunos que frequentaram o curso da EETAD (Escola de Educação Teológica da Assembleia de Deus) nesta igreja.

Foi com alegria que vimos dezanove irmãos terminarem o Curso Básico, correspondente a dois anos de estudo e, Curso Médio ao qual corresponde quatro anos de estudo.

Para celebrar a entrega dos diplomas aos alunos, foi convidado o ir. Humberto Carvalheiro, diretor da EETAD, ICI e CSTEME e Coordenador do Curso Escola Dominical no MEIBAD, o qual teve oportunidade de transmitir a Palavra de Deus.

Como representante dos alunos, a ir. Eliane Vieira teceu algumas considerações sobre este curso e seus benefícios na vida daqueles que se querem aprofundar no estudo das Sagradas Escrituras.

Tivemos a oportunidade de fazer uma breve despedida entre agradecimentos e já saudades dos nossos queridos irmãos Luís, Eliane e seu filho, Otoniel, que brevemente voltarão para o Brasil, sua terra natal. O Pr. Rogério Freitas e esposa tiveram uma palavra de agradecimento pelo trabalho desenvolvido por cada um deles entre nós. Foi feita uma oração em seu favor, rogando ao Senhor que continue abençoando as suas vidas. Em nome da igreja, a eles um muito obrigado por todo o amor e dedicação para com a nossa área, esperando que os seus planos sejam sempre abençoados pelo Pai, onde quer que se encontrem, levando a certeza de que a Assembleia de Deus de Alverca sempre os recordará nas suas orações com muito carinho.

Em representação dos professores, o ir. Orlando Ferreira, elogiou o esforço despendido por cada aluno em querer “conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor”.

O Pr. Humberto, que fez uma pequena divulgação de todos os cursos disponíveis pelo Meibad, presidiu à entrega dos certificados aos respetivos alunos.

Alegramo-nos com este grupo de irmãos que tem dedicado o seu tempo a aprofundar os seus conhecimentos sobre a Palavra de Deus, com o desejo de que o Senhor os use cada vez mais na Sua obra.

13 a 16 de setembro de 2012

Escola Biblica

Neste mês de Setembro, a Assembleia de Deus de Alverca teve o gosto de receber o Pr. Esteban Muñoz de Morales para mais uma Escola Bíblica.

A Escola decorreu de 13 de Setembro, quinta-feira, à noite, a 16 de Setembro, domingo, todo o dia.

O tema desta Escola Bíblica debruçou-se sobre as “Epístolas Pastorais” e teve, como pontos centrais, os livros de I Timóteo, II Timóteo e Tito.

Na primeira noite, o estimado Pr. Esteban apresentou à igreja um sumário dos dias seguintes, bem como uma muito esclarecedora introdução sobre o emissor e os recetores das epístolas em questão.

Na noite de sexta-feira, a Escola Bíblica continuou debruçando-se especialmente sobre a primeira Epístola de Paulo a Timóteo, como também na noite de sábado.

No domingo de manhã, a igreja teve a oportunidade de, em três horas, explorar a Epístola a Tito e ainda um pouco de II Timóteo. Foi explicado pelo Pr. Esteban que as cartas seriam estudadas por ordem cronológica.

Ainda, na tarde de domingo, tivemos mais duas horas para estudar II Timóteo.

Agradecemos a presença e o ensino do Pr. Esteban Muñoz de Morales, assim como da sua esposa Maria Luisa, que nos presenteou com dois maravilhosos hinos, e da já bem nossa conhecida ir. Ana Mary Baizán, que ajudou a igreja e o irmão pregador com a tradução.

Que Deus continue a abençoar grandemente estas duas famílias e respetivas áreas, assim como a área de Alverca certamente continuará a orar por elas.

Quanto a nós, saímos desta experiência mais enriquecidos pela Palavra e com grande alegria nas promessas e bênçãos do Senhor nas nossas vidas.

“Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”

Lucas 11:28


Junho 2012


02 de junho de 2012

Palestra Depressão na Póvoa Santa Iria

No passado sábado dia 02 de Junho, decorreu na Igreja da Póvoa de Santa Iria pelas 16 h da tarde, uma palestra cujo tema foi a Depressão, com o título "Dê um passo em frente pela sua saúde física e mental". Essa palestra está englobada na dinâmica da Associação Dorcas. Entidade responsável pelo trabalho social da Igreja, sediada em Alverca.

A oradora foi a nossa prezada enfermeira Ana Dias Bernardo, e contou com a acessoria de outros queridos irmãos, nomeadamente do seu esposo Joel Bernardo e do nosso enfermeiro José Soares. Assim como houve oportunidade da Associação se fazer representar na iniciativa, por um dos seus responsáveis.

A palestra visou abordar o aspeto não apenas físico da doença, mas a doença como um todo, nas suas componentes emocional e de integração na comunidade e também espiritual. Foi ainda realizado um pequeno inquérito aos presentes, por forma a avaliar a tendência e/ou estado depressivo e também montado um gabinete de enfermagem onde se mediu a tensão e se fizeram testes de glicose.

O tema depressão tem vindo a assumir bastante importância, tendo sido referido que no Plano Nacional de Saúde de 2000-2010 a depressão foi reconhecida como a principal causa de incapacidades e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis, associando-se a custos pessoais e sociais bastante elevados.

Segundo o Sistema Nacional de Saúde a depressão “é uma doença mental caracterizada por tristeza mais marcada ou prolongada, perda de interesse por atividades habitualmente sentidas como agradáveis e perda de energia ou cansaço fácil”. Esta doença apresenta sintomas designados de nucleares, como o humor depressivo, diminuição de energia, e de interesse e; sintomas acessórios, como a perda de confiança e autoestima, sentimentos de culpa inapropriada, pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, entre outros. As causas desta doença diferem de pessoa para pessoa e são por vezes despoletados ou agravados por situações de vida adversas, como um divórcio, a morte de um ente querido ou o desemprego.

Esta é uma doença que afeta 1 em cada 5 portugueses, sendo Portugal um dos países com maior taxa de depressão. Na palestra foram ainda referidas algumas formas de tratar a doença, como a medicação, a psicoterapia, o suporte familiar, a religião, as terapias alternativas, entre outras. Contudo, foi referido que se estima que um terço das pessoas com depressão grave não estejam tratadas, apesar de Portugal ser um dos países com maior consumo de antidepressivos.

Na segunda parte da palestra foi abordado o tema “Jesus e a Depressão”, onde foi referido que a direção a tomar (“Jesus é o caminho”) é mais importante que a velocidade. Foram identificados “10 Princípios para um equilíbrio Espiritual e um viver Vitorioso e Feliz com Jesus”. O qual aconselhamos a todos a ler, dado que foram gentilmente cedidos os power points de suporte de toda a palestra.

“Em paz, também, me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”. Salmos 4:8.

Sendo esta uma doença com tanta abrangência (que afeta homens, mulheres, jovens, e até algumas crianças) em todo o mundo e sendo as suas consequências nefastas na qualidade de vida e inclusive pondo em causa a própria vida, é urgente o despertar, o agir, o ajudarmo-nos a nós próprios e aos outros. O afeto, o amor, a presença e acima de tudo a palavra de Deus para as nossas vidas e para a podermos transmitir aos outros fará toda a diferença.

Gostámos muito da palestra Ana, e ficamos a aguardar por mais iniciativas.

Testemunhos

Seguem-se abaixo dois testemunhos, onde se demonstra a importância do fator humano e a importância da presença de Jesus nas nossas vidas para esta e todas as situações.

A importância de estar presente

“A meu ver a pessoa que tem tendência para a depressão tem de ter mais cuidado, aprender a conhecer-se melhor, ocupar mais e melhor o seu tempo, rodear-se de amigos e familiares.

A depressão é uma doença silenciosa mas que anula e abafa completamente o nosso ser. O amor, o carinho, a presença e o acompanhamento constante são fundamentais. A depressão pode tratar-se com medicamentos, pode a pessoa ser um crente e ter a sua fé totalmente depositada em Deus, isso não significa que vai curar-se da depressão ou que nunca irá sofrer desta doença.

Hoje sou uma pessoa feliz, tenho uma família linda e grande, abençoada por Deus. Contudo sei que se acontecerem determinados episódios na minha vida, tenho tendência para a depressão e não os consigo ultrapassar ou lidar com eles.

A misericórdia de Deus, e o acompanhamento constante da minha família, principalmente de alguém que considero que é tocado por Deus, salvou a minha vida. Mas quando tudo aos outros parece que está melhor, quando aos outros e até a nós mesmos nos parece que já passou o pior, parece que tudo volta ao mesmo e num repente se tomam decisões e cometem atos com pesadas consequências.

Ninguém quer sofrer, ninguém quer o suicídio, ninguém quer desistir. Contudo existem momentos em que a única saída que parece possível e parece acima de tudo a mais adequada, é o suicídio. Uma vez tomada essa decisão é apenas uma questão de dias até a mesma ser posta em prática.

Tu podes salvar uma vida, tu podes salvar imensas vidas. Dá o teu amor, a tua disponibilidade, a tua compreensão. Está presente. Essa pessoa precisa de saber que é amada, que pode chorar e desabafar e contar contigo a qualquer hora. A toda a hora. Tu és importante e fundamental em casos de depressão.”

Jesus aquele que está sempre presente

“Desde a minha adolescência que sempre fui atacada por depressões. Elas agravaram-se na altura em que me afastei dos caminhos do Senhor. É verdade que os problemas eram reais e difíceis de resolver mas, hoje os problemas não são menores, pelo contrário, e há vitória no nome de Jesus. A mudança veio na altura de uma das maiores depressões. Fui obrigada a decidir: ou sigo com Cristo e vivo com Ele ou acabo comigo porque não quero viver mais. Depois dessa decisão Jesus começou a falar comigo.

Quando sou atacada por sentimentos de angústia, ansiedade, pensamentos de morte, fujo para os braços de Jesus e ele aquieta-me, fala com muito amor e a Sua palavra me dá paz.

É verdade que mesmo depois de tomar a decisão de consagrar a minha vida a Jesus, precisei por várias vezes de ajuda e o Senhor tem mandado as pessoas certas ao meu caminho, para me dar vitória.

Antes a minha vida era de altos e baixos, não conseguia viver uma “vida normal”. Ou estava muito bem ou estava no foço. Agora o Senhor me dá vitória em todas as tribulações, que não deixam de ser difíceis e complicadas, mas tenho um psicólogo 24 horas por dia, sempre disponível, sempre interessado em ouvir as minhas queixas, o meu clamor, o meu desespero. Tem sempre tempo para me escutar, Tem sempre um solução para o meu problema, Tem sempre esperança para me dar e me ajuda a concentrar-me no Seu poder, amor, compaixão, em vez de me concentrar na minha miséria humana. Não distorce a verdade mas Diz-me o que é a verdade e a verdade me liberta. “

Belaflor (Arruda).


Março 2012


25 de março de 2012

Culto de Baptismos em Alverca

No dia 25 Março de 2012 às 15h tivemos o nosso culto de Baptismos.Onde se baptizaram 7 irmãos de várias congregações da área.

Estamos muito contentes com estes irmãos que agora fazem parte da membrazia da igreja.

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."
Marcos 16:15-16


Outubro 2011


2 de outubro de 2011

Apresentada versão Oficial do Site em Alverca